terça-feira, 28 de julho de 2009

Constituição/Formação do "Ser Professor"

Cinco idéias fundamentais para contribuir na constiuição/formação do "ser professor":
- "O conhecimento não se transfere, se constrói". (Paulo Freire): não se pode pensar no ato de educar como sendo uma transmissão de conhecimentos. Já existe um mundo e a educação pode ser um caminho que possibilita a sua transformação.
- "O ensino fragmentado não favorece a aprendizagem, pois o mundo não é fragmentado". (Edgard Morin): o currículo deve ser pensado de forma contextualizada com a realidade do educando e interdisciplinar a fim de possibilitar as relações entre as áreas do conhecimento.
- "Ser professor é ser pesquisador". (Tania Marques): é preciso fazer questionamentos a respeito de nossa prática pedagógica (O que ensinar?, Para que ensinar?, Por que ensinar?, Como ensinar algo?, Qual a relação do que vou ensinar com a vida do aluno?,...). Reflexões, investigações em torno da prática possibilitam um aprendizado com significado e acessibilidade ao aluno.
- "O professor precisa saber lidar com a heterogeneidade". (Phillippe Perrenoud): as pessoas não são iguais, não pensam da mesma forma, não aprendem do mesmo jeito. Cada um tem o seu "tempo", o seu processo de aprendizagem e o professor precisa fazer esta análise na sua prática.
As idéias acima destacadas precisam permear a prática pedagógica. É preciso a busca constante do que realmente quero com minha prática, da sua finalidade. E que esta finalidade tenha um significado na vida do meu aluno. Quando penso num tema para ser trabalhado na área de Artes, por exemplo, preciso fazer as reflexões: o que o aluno já conhece a respeito deste tema, em quais as relações que posso fazer acerca deste tema com o contexto do aluno, em quais as relações deste tema na área de Artes com as demais áreas do conhecimento. É preciso pensar no conhecimento como um "significar" , que ultrapasse " o simplesmente mais uma coisa que aprendi". O conhecimento pode e deve ser "abrir caminhos", "libertar", poder "transformar". O conhecimento pode "construir um mundo melhor". Nossa prática pode querer possibilitar esta mudança.

domingo, 19 de julho de 2009

Ser professor no contexto atual:
Assisti a dois vídeos com comentários da professora Maria Helena Wagner Rossi sobre alguns teóricos da educação, então concluí que ser professor no contexto atual implica num grande desafio... No desafio de ser pesquisador; de ser reflexivo sobre sua prática; de saber lidar com a heterogeneidade; de saber despertar o interesse do aluno; de proporcionar significado ao aprendizado, contextualizando o conhecimento; de estimular a reflexão, a criticidade, a superação do senso comum, da consciência ingênua, a transformação; de buscar a atualização... É ter muita responsabilidade e muita desacomodação também...
Faço uma ressalva na busca da atualização, a qual deve ser contínua. A formação não pode terminar na conclusão de um curso de licenciatura. E a esta questão Nóvoa comenta que a formação continuada pode se dar na própria escola, na discussão entre os pares, nas reflexões sobre suas práticas.

domingo, 12 de julho de 2009

Falando nisso...
Depois de ler o material sobre a utilização de portfólios e de escrever meu texto, me veio uma lembrança da minha vida escolar. Eu devia ter meus nove anos e estava aprendendo na escola a divisão por dois dígitos no dividendo. E não estava entendendo, aprendendo. Chorava, não conseguia resolver nenhum cálculo(hoje sei que eu estava na fase operatório-concreta e que meus professores não utilizavam nenhum material concreto...). Mas um dia, uma vizinha que era professora me deu uma porção de livros didáticos que não queria mais. Lendo alguns, vi um que por milagre me ajudou: mostrava todo o processo da divisão, a forma concreta ( o que era divisão) e o método "longo" para se chegar ao método "breve". Compreendi o processo e aprendi a dividir sozinha, na busca da superação e me senti realizada(poderia ter ficado traumatizada). Compreendi então que minha professora partia do método breve, concluindo que todos os alunos conseguiriam acompanhar. Hoje, gostaria de encontrá-la e de repetir as palavras de Fernando Hernandez:"nem todos aprendem da mesma maneira, nem todos tem o mesmo tipo de inteligência". E é preciso sempre pensar e refletir sobre isto para então por em prática a sua ação pedagógica.
Na disciplina "Seminário Integrador 1: ser professor no contexto atual" estou tendo a oportunidade de rever questões intrigantes quanto à prática pedagógica e possibilitando assim, a melhoria na minha prática em sala de aula.
Uma questão que sempre me deixa angustiada é a avaliação. Estamos no século XXI, repetindo os modelos tradicionais de processos avaliativos de décadas atrás e que já não cabem mais às questões complexas vividas pela sociedade atual. Diversas transformações ocorreram na nossa sociedade e não se pode continuar avaliando dentro dos moldes de um período que já passou.
A utilização de portfólios permite que a avaliação seja formativa e somativa ao mesmo tempo. Isto porque o professor pode analisar o processo de aprendizagem do aluno como também avaliar a qualidade do seu ensino, das suas ações e às respectivas reações de seu aluno, servindo assim como aprendizado para ele mesmo.
Os portfólios não se resumem a um arquivo de informações e trabalhos realizados pelos alunos , mas sim possibilitam uma análise reflexiva de todo o processo de aprendizagem. E este processo envolve inclusive as ações do professor. Portanto, se meu aluno não está aprendendo, não está respondendo às minhas expectativas, aos meus objetivos, poderá estar havendo alguma falha no meu procedimento, na minha ação (currículo, metodologia, objetivos, avaliação...). Assim, o portfólio possibilita uma avaliação para a aprendizagem, pois propõe uma análise reflexiva do professor de toda sua ação pedagógica, uma auto-avaliação sobre sua prática, bem como sua filosofia de ensino.
Desta forma, podemos acompanhar o progresso do aluno, comparando suas próprias produções (as últimas com as primeiras) a fim de que se perceba o avanço que ele obteve. Não se comparando mais tradicionalmente os alunos, pois como citou Fernando Hernandez :"nem todos aprendem da mesma maneira, nem todos tem o mesmo tipo de inteligência e todos são avaliados da mesma maneira".

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Apresentação

Este é meu portfólio-blog onde irei registrar a minha caminhada no curso de Artes Visuais da Regesd. Estou realizando o sonho de cursar Artes, mas de uma forma que eu não esperava: virtualmente. Não esperava que fosse desta forma porque até então eu não tinha muito conhecimento na área da informática (digamos que eu conhecesse o mínimo do mínimo...) . Mas aqui estou, com muita vontade, curiosidade, paciência, persistência, ansiedade e desespero às vezes...
O título de meu blog resume o que penso: a arte está por tudo... Está na natureza, nas pessoas, nas ruas, nas casas, na música, nos livros, na dança, ...