quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Mãos de mães































Na disciplina de Sistemas de Representação tive a oportunidade de conhecer e aprender muito sobre programas de edição de imagens como Picasa, Paint e Gimp. Estas fotografias fazem parte da atividade "Ensaio fotográfico", cujo tema foi "Mãos de Mães". Fotografei algumas mães que conheço e que realizam trabalhos maravilhosos com suas mãos, além de, é claro, serem maravilhosas mães...





terça-feira, 17 de novembro de 2009

Alguns dos meus trabalhos...

Atelier da UCS - Campus 8






Trabalhos realizados nas disciplinas Arte e Processo e Arte e Tecnologia Digital I

Visita à 7a Bienal do Mercosul




Obras analisadas para mapa conceitual




"Operários" (1933), de Tarsila do Amaral e "A criação de Adão" (1511), de Michelangelo.
Fonte das imagens: www.wikipedia.org.br

Artes Visuais na Educação Infantil




O Ensino da Arte na Educação Infantil é de muita importância, pois nesta fase o mundo é cheio de significados, de descobertas, de idéias que precisam ser desenvolvidas a fim de auxiliarem no processo de aprendizagem. É nesta fase em que a criança faz largo uso de suas percepções e de sua imaginação, as quais auxiliam-na na compreensão nas demais áreas do conhecimento. A sensibilidade, a estética, a crítica, a criatividade, a estimulação que a Arte nesta fase da infância , proporcionam uma rica oportunidade de desenvolvimento cognitivo, cultural e emocional.
E a função do profissional em arte na educação não é simplesmente ministrar aulas fragmentadas de arte, mas, sobretudo de organizar um espaço de cultura que possibilite a ampliação das expressões e das linguagens da criança. No que este espaço contribui? “Ajuda que os professores compreendam como as crianças inventam veículos autônomos de liberdade expressiva, de liberdade cognitiva, de liberdade simbólica e vias de comunicação”. (VECCHI: 1999, 129)
"A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais. Até bem pouco tempo o aspecto cognitivo não era considerado na a educação infantil e esta não estava integrada na educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 veio garantir este espaço à educação infantil, bem como o da arte neste contexto."Fonte: www.artenaescola.org.br)
Fonte das imagens: www.scipione.com.br, www.portinari.org.br

domingo, 15 de novembro de 2009

Desenhos animados





Sou fascinada pelo universo infantil e toda a arte que envolve o mesmo (a literatura, a música, o desenho...). E como não podia deixar de ser, os desenhos animados também me encantam. Até hoje adoro assisti-los e colecionar suas imagens. Também aprecio muito a "brincadeira" que muitos artistas fazem em misturar os personagens de desenhos animados com personagens da vida real ou de obras importantes (filmes, telas,...). Na verdade acabam fazendo uma paródia destas obras. Vou demostrar com algumas imagens que selecionei: a personagem de gibis e desenhos animados "Mônica" de Mauricio de Souza inserida na obra de Leonardo da Vinci, "Monalisa"; os personagens da Vila Sésamo (Sesame Street), criação da Children's Television Workshop de Nova Iorque, Estados Unidos, os quais foram inseridos na obra "Última Ceia" de Leonardo da Vinci e no cartaz do filme "Os embalos de sábado à noite" (imitando o personagem do ator John Travolta) e os personagens do desenho animado "Os Simpons" criados por Matt Groening na famosa capa de um disco dos Beatles.
Fonte das imagens: http://blitz.aeiou.pt (Simpons), www.goofspot.com e multiverso.net (Vila Sésamo) e www.monica.com.br (Turma da Mônica).

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Grupo de estudos


Formamos inicialmente aos sábados pela manhã, na Cidade Universitária da UCS, um grupo de estudos com algumas colegas e as tutoras Greice e Simone. Mas devido à recuperação das aulas (gripe A), nosso grupo de estudos passou a ser nas quartas-feiras vespertino e noite, no Campus 8 da UCS. Os encontros estão sendo muito proveitosos e de muito aprendizado.

Turma de Artes Visuais-UCS/UFRGS - Regesd (Polo Caxias)


Turma reunida em dia de avaliação (numa gelada manhã de inverno no Campus 8 - UCS).
Estou na segunda etapa do curso de Artes Visuais (Regesd). As disciplinas que estou cursando nesta etapa são: Instrumentalização para acesso à informação, Arte e Processo, Arte e Tecnologia Digital I, História e Organização da Educação Brasileira e Seminário Integrador 2: Ser professor de Artes Visuais, Fundamentos de Arte I e Teoria do Conhecimento e Epistemologia.