domingo, 12 de julho de 2009

Falando nisso...
Depois de ler o material sobre a utilização de portfólios e de escrever meu texto, me veio uma lembrança da minha vida escolar. Eu devia ter meus nove anos e estava aprendendo na escola a divisão por dois dígitos no dividendo. E não estava entendendo, aprendendo. Chorava, não conseguia resolver nenhum cálculo(hoje sei que eu estava na fase operatório-concreta e que meus professores não utilizavam nenhum material concreto...). Mas um dia, uma vizinha que era professora me deu uma porção de livros didáticos que não queria mais. Lendo alguns, vi um que por milagre me ajudou: mostrava todo o processo da divisão, a forma concreta ( o que era divisão) e o método "longo" para se chegar ao método "breve". Compreendi o processo e aprendi a dividir sozinha, na busca da superação e me senti realizada(poderia ter ficado traumatizada). Compreendi então que minha professora partia do método breve, concluindo que todos os alunos conseguiriam acompanhar. Hoje, gostaria de encontrá-la e de repetir as palavras de Fernando Hernandez:"nem todos aprendem da mesma maneira, nem todos tem o mesmo tipo de inteligência". E é preciso sempre pensar e refletir sobre isto para então por em prática a sua ação pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário