Cinco idéias fundamentais para contribuir na constiuição/formação do "ser professor":
- "O conhecimento não se transfere, se constrói". (Paulo Freire): não se pode pensar no ato de educar como sendo uma transmissão de conhecimentos. Já existe um mundo e a educação pode ser um caminho que possibilita a sua transformação.
- "O ensino fragmentado não favorece a aprendizagem, pois o mundo não é fragmentado". (Edgard Morin): o currículo deve ser pensado de forma contextualizada com a realidade do educando e interdisciplinar a fim de possibilitar as relações entre as áreas do conhecimento.
- "Ser professor é ser pesquisador". (Tania Marques): é preciso fazer questionamentos a respeito de nossa prática pedagógica (O que ensinar?, Para que ensinar?, Por que ensinar?, Como ensinar algo?, Qual a relação do que vou ensinar com a vida do aluno?,...). Reflexões, investigações em torno da prática possibilitam um aprendizado com significado e acessibilidade ao aluno.
- "O professor precisa saber lidar com a heterogeneidade". (Phillippe Perrenoud): as pessoas não são iguais, não pensam da mesma forma, não aprendem do mesmo jeito. Cada um tem o seu "tempo", o seu processo de aprendizagem e o professor precisa fazer esta análise na sua prática.
As idéias acima destacadas precisam permear a prática pedagógica. É preciso a busca constante do que realmente quero com minha prática, da sua finalidade. E que esta finalidade tenha um significado na vida do meu aluno. Quando penso num tema para ser trabalhado na área de Artes, por exemplo, preciso fazer as reflexões: o que o aluno já conhece a respeito deste tema, em quais as relações que posso fazer acerca deste tema com o contexto do aluno, em quais as relações deste tema na área de Artes com as demais áreas do conhecimento. É preciso pensar no conhecimento como um "significar" , que ultrapasse " o simplesmente mais uma coisa que aprendi". O conhecimento pode e deve ser "abrir caminhos", "libertar", poder "transformar". O conhecimento pode "construir um mundo melhor". Nossa prática pode querer possibilitar esta mudança.
- "O conhecimento não se transfere, se constrói". (Paulo Freire): não se pode pensar no ato de educar como sendo uma transmissão de conhecimentos. Já existe um mundo e a educação pode ser um caminho que possibilita a sua transformação.
- "O ensino fragmentado não favorece a aprendizagem, pois o mundo não é fragmentado". (Edgard Morin): o currículo deve ser pensado de forma contextualizada com a realidade do educando e interdisciplinar a fim de possibilitar as relações entre as áreas do conhecimento.
- "Ser professor é ser pesquisador". (Tania Marques): é preciso fazer questionamentos a respeito de nossa prática pedagógica (O que ensinar?, Para que ensinar?, Por que ensinar?, Como ensinar algo?, Qual a relação do que vou ensinar com a vida do aluno?,...). Reflexões, investigações em torno da prática possibilitam um aprendizado com significado e acessibilidade ao aluno.
- "O professor precisa saber lidar com a heterogeneidade". (Phillippe Perrenoud): as pessoas não são iguais, não pensam da mesma forma, não aprendem do mesmo jeito. Cada um tem o seu "tempo", o seu processo de aprendizagem e o professor precisa fazer esta análise na sua prática.
As idéias acima destacadas precisam permear a prática pedagógica. É preciso a busca constante do que realmente quero com minha prática, da sua finalidade. E que esta finalidade tenha um significado na vida do meu aluno. Quando penso num tema para ser trabalhado na área de Artes, por exemplo, preciso fazer as reflexões: o que o aluno já conhece a respeito deste tema, em quais as relações que posso fazer acerca deste tema com o contexto do aluno, em quais as relações deste tema na área de Artes com as demais áreas do conhecimento. É preciso pensar no conhecimento como um "significar" , que ultrapasse " o simplesmente mais uma coisa que aprendi". O conhecimento pode e deve ser "abrir caminhos", "libertar", poder "transformar". O conhecimento pode "construir um mundo melhor". Nossa prática pode querer possibilitar esta mudança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário