sábado, 29 de agosto de 2009

Filosofia da Educação

Na disciplina de Filosofia da Educação foram realizadas diversas leituras acerca do papel da Filosofia, da Educação e da Filosofia da Educação. Tivemos vários momentos de reflexão e discussão nos foruns da disciplinas, o que foi muito proveitoso e questionador. Dentre minhas colocações, destaco a seguinte sobre os pressupostos éticos da educação:
"...recebemos alunos sem a noção de valores básicos para a boa convivência em grupo, que na família a formação de valores, de princípios não está acontecendo, então se espera que na escola se dê esta formação. E até mesmo entre colegas, princípios mínimos de uma boa convivência, de respeito ao outro, muitas vezes não acontece (um simples exemplo: muitas vezes entrei na sala de professores, cumprimentei-os e ninguém me respondeu...).
Não existe, para mim, uma receita pronta para se trabalhar a ética. Mas acredito que a reflexão sobre nossos atos pode ser um começo. Em sala de aula, gosto muito de refletir com meus alunos (de 7 a 8 anos) sobre seus atos em situações de desentendimentos, brigas, violência. A conversa, o parar para pensar no que aconteceu, no estamos vendo e lendo na mídia, o que acontece aqui e no outro lado do mundo,... Refletir, percerber como é bom se dar bem, ter amigos, fazer o bem, ajudar o outro,... Insistir...
Com nossos colegas, professores, acredito que o caminho é o mesmo, reflexão sobre nossos atos, nossa convivência, nosso futuro (que mundo queremos?). E a educação formal deve tomar este rumo desde cedo, os princípios éticos e a reflexão devem estar presentes das séries iniciais à formação acadêmica, sem se esquecer na formação de professores.
É preciso mudança de pensamento, de atitude, pois é preciso um mundo melhor para todos, onde "todos possam exercer sua cidadania na plenitude" (Kuaiava).

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