domingo, 9 de agosto de 2009

Reflexão sobre o filme “Leões e cordeiros”:
Este filme retrata a grande dificuldade do professor em reforçar determinados valores na sua prática educativa numa sociedade tão perdida destes mesmos valores (uma dicotomia). O professor de Ciência Política tenta estimular um aluno que tem muito bom desempenho, mas que é desinteressado por suas aulas por não acreditar mais na política. O diálogo de uma hora entre o professor e o aluno aborda o fazer a diferença, fazer algo de importante na sua vida, fazer a sua parte no seu mundo, transformá-lo.
No filme, o professor comenta que “professores são vendedores de seus alunos para eles mesmos”. A tarefa do educador é de preparar o educando para a sua vida. E que ele, na sua vida busque, critique, se desacomode, transforme a sua realidade.
O conhecimento é um caminho para se chegar aos direitos, à satisfação de necessidades, aos sonhos. Com o conhecimento, se pode chegar à crítica (Por que isto está acontecendo? É correto o que está acontecendo? O que podemos fazer diante disto? ...). Com o conhecimento podemos nos desacomodar, não dando mais as costas às notícias, não mais as banalizando. Com o conhecimento, podemos ajudar a construir uma sociedade consciente, crítica e justa.
Mesmo que o conhecimento tenha caído em descrédito, que a corrupção tenha invadido diariamente nossas notícias, é preciso insistir e tentar resgatar a importância da educação na construção de uma sociedade melhor. Esta é uma grande e nobre tarefa do professor no contexto atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário