Atividade – Relatório de observação de aula - 16/06/2011
A escola da rede municipal de ensino de Caxias do Sul em que observei a aula situa-se na zona urbana. Fica num bairro da zona leste da cidade e atende alunos de cinco loteamentos próximos do bairro, por ser a maior escola do município. A escola atende cerca de novecentos alunos em três turnos. Foram observadas duas aulas de 50 minutos com a turma 5.3. As turmas de 5º ano têm duas aulas semanais de artes. Uma aula é realizada na sala de aula, na outra, na sala de artes.
Numa aula, a professora levou os alunos no auditório para apresentar no datashow a biografia e as imagens das obras de Alfredo Volpi. Em cada apresentação, comentava e questionava os alunos sobre as imagens, propondo a leitura das mesmas.
Na segunda aula que observei, a professora buscou os alunos na sala, conduzindo-os até a sala de artes. Então, lançou a proposta dos alunos realizarem a releitura das obras de Volpi em suas bandeirinhas. Primeiramente, apresentou um molde quadrado com as medidas que cada bandeirinha deveria ter, bem como as posições de recorte delas. As bandeirinhas foram confeccionadas em folha de desenho e papel vegetal. Então, dividiu a turma de 30 alunos em 6 grupos de 5 alunos. Para cada grupo, foi proposta uma técnica de textura, desenho ou frotagem nas bandeirinhas, utilizando diversos materiais (giz de cera, carimbos, retalhos de tecido, de papel, E.V.A., sucata, alimentos...) e também a exploração de um tema diferente: vida de Alfredo Volpi; influência da cultura italiana nas festas juninas; características das obras de Volpi; vestimenta e comidas juninas; quadrilhas e letras de músicas juninas; palavras que caracterizam festas juninas; tradições de festas juninas; uso de cores primárias, secundárias e terciárias.
A professora de Ensino da Arte tem 46 anos, tem curso de Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul (em 1987). Está cursando pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva. É professora da rede municipal de ensino de Caxias do Sul desde 1991. A professora atende as turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no turno da tarde, que somam 240 alunos. Ela divide uma sala de artes com a outra professora da área que atende as turmas de 2º e 3º anos.
A sala de artes possui 6 mesas grandes que comportariam 6 alunos em cada uma. Porém, como as turmas possuem de 28 a 30 alunos cada, o espaço se torna de difícil circulação. Neste local, também há uma pia (cuja torneira não funciona), três armários grandes e duas prateleiras carregadas com muitas caixas de material que são trazidos pelos alunos. As paredes são revestidas de azulejos claros e não há nenhuma imagem nelas. A sala de artes possui um aspecto de despensa.
A professora tem um bom relacionamento com os alunos. Os alunos da turma são bastante agitados, mas não são agressivos com a professora, mas sim, entre eles mesmos. A professora precisa interromper por várias vezes as explicações a fim de obter organização e conduzir a realização dos trabalhos.
Objetivo do plano de trabalho da turma 5.3 na área de artes: Aproveitando o tema abordado nas aulas de história do 5º ano, cujo tema é Imigração Italiana no Brasil, foram trabalhadas a vida e a obra do artista Alfredo Volpi (1896-19880, que era filho de imigrantes italianos e veio para o Brasil com um ano de idade. A partir da história de vida deste artista e da leitura de suas obras, o trabalho foi direcionado para a releitura das mesmas. A releitura propõe a confecção de bandeirinhas com diferentes texturas, cores e temáticas (influência da imigração italiana nas festas juninas, vida e obra de Alfredo Volpi, características e origem das festas juninas).
A professora pretende trabalhar a confecção de bandeirinhas com diferentes texturas (frotagem, carimbos, sobreposições de materiais, ...) e explorando diferentes materiais (cola colorida, papel vegetal, giz de cera, folhas de revista e jornal, E.V.A., ...). E sua proposta pretende também que cada aluno decore sua bandeirinha tendo como foco uma temática: vida e obra de Volpi; características e origem das festas juninas; ... a fim de organizar um grande mural para ser utilizado na decoração da festa junina da escola.
A culminância deste plano de trabalho se dará em agosto, pois a partir da releitura das obras de Volpi, haverá a abordagem da influência dos imigrantes na cultura brasileira.
A escola da rede municipal de ensino de Caxias do Sul em que observei a aula situa-se na zona urbana. Fica num bairro da zona leste da cidade e atende alunos de cinco loteamentos próximos do bairro, por ser a maior escola do município. A escola atende cerca de novecentos alunos em três turnos. Foram observadas duas aulas de 50 minutos com a turma 5.3. As turmas de 5º ano têm duas aulas semanais de artes. Uma aula é realizada na sala de aula, na outra, na sala de artes.
Numa aula, a professora levou os alunos no auditório para apresentar no datashow a biografia e as imagens das obras de Alfredo Volpi. Em cada apresentação, comentava e questionava os alunos sobre as imagens, propondo a leitura das mesmas.
Na segunda aula que observei, a professora buscou os alunos na sala, conduzindo-os até a sala de artes. Então, lançou a proposta dos alunos realizarem a releitura das obras de Volpi em suas bandeirinhas. Primeiramente, apresentou um molde quadrado com as medidas que cada bandeirinha deveria ter, bem como as posições de recorte delas. As bandeirinhas foram confeccionadas em folha de desenho e papel vegetal. Então, dividiu a turma de 30 alunos em 6 grupos de 5 alunos. Para cada grupo, foi proposta uma técnica de textura, desenho ou frotagem nas bandeirinhas, utilizando diversos materiais (giz de cera, carimbos, retalhos de tecido, de papel, E.V.A., sucata, alimentos...) e também a exploração de um tema diferente: vida de Alfredo Volpi; influência da cultura italiana nas festas juninas; características das obras de Volpi; vestimenta e comidas juninas; quadrilhas e letras de músicas juninas; palavras que caracterizam festas juninas; tradições de festas juninas; uso de cores primárias, secundárias e terciárias.
A professora de Ensino da Arte tem 46 anos, tem curso de Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul (em 1987). Está cursando pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva. É professora da rede municipal de ensino de Caxias do Sul desde 1991. A professora atende as turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no turno da tarde, que somam 240 alunos. Ela divide uma sala de artes com a outra professora da área que atende as turmas de 2º e 3º anos.
A sala de artes possui 6 mesas grandes que comportariam 6 alunos em cada uma. Porém, como as turmas possuem de 28 a 30 alunos cada, o espaço se torna de difícil circulação. Neste local, também há uma pia (cuja torneira não funciona), três armários grandes e duas prateleiras carregadas com muitas caixas de material que são trazidos pelos alunos. As paredes são revestidas de azulejos claros e não há nenhuma imagem nelas. A sala de artes possui um aspecto de despensa.
A professora tem um bom relacionamento com os alunos. Os alunos da turma são bastante agitados, mas não são agressivos com a professora, mas sim, entre eles mesmos. A professora precisa interromper por várias vezes as explicações a fim de obter organização e conduzir a realização dos trabalhos.
Objetivo do plano de trabalho da turma 5.3 na área de artes: Aproveitando o tema abordado nas aulas de história do 5º ano, cujo tema é Imigração Italiana no Brasil, foram trabalhadas a vida e a obra do artista Alfredo Volpi (1896-19880, que era filho de imigrantes italianos e veio para o Brasil com um ano de idade. A partir da história de vida deste artista e da leitura de suas obras, o trabalho foi direcionado para a releitura das mesmas. A releitura propõe a confecção de bandeirinhas com diferentes texturas, cores e temáticas (influência da imigração italiana nas festas juninas, vida e obra de Alfredo Volpi, características e origem das festas juninas).
A professora pretende trabalhar a confecção de bandeirinhas com diferentes texturas (frotagem, carimbos, sobreposições de materiais, ...) e explorando diferentes materiais (cola colorida, papel vegetal, giz de cera, folhas de revista e jornal, E.V.A., ...). E sua proposta pretende também que cada aluno decore sua bandeirinha tendo como foco uma temática: vida e obra de Volpi; características e origem das festas juninas; ... a fim de organizar um grande mural para ser utilizado na decoração da festa junina da escola.
A culminância deste plano de trabalho se dará em agosto, pois a partir da releitura das obras de Volpi, haverá a abordagem da influência dos imigrantes na cultura brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário