Escolhi o relato da professora Silvia Trentin que desenvolveu um projeto no ateliê Contrastes Artes, na cidade de Não-me-Toque/RS. O seu projeto foi desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada. O projeto denominado "Arte no trânsito e para o trânsito" teve a intenção de chamar a atenção para um questionamento e reflexão sobre uma problemática vivenciada atualmente por todos os cidadãos (a violência no trânsito) através da linguagem artística.
Após os alunos escolherem obras artísticas famosas , fizeram então, uma releitura das mesmas "inserindo-as" na problematização do tema "Educação no trânsito". As produções foram realizadas com lápis de cor, giz pastel em folhas tamanho A3. Então foram ampliadas (em tamanho 100x60cm), plastificadas e colocadas em diversas vias da movimentadas da cidade.
Considerei este relato porque o tema é de grande importância para todos (alunos,pais e professores), pedestres ou motoristas, pois vivenciamos diariamente, seja em nossas cidades, seja em telejornais o aumento do número de veículos e consequentemente de acidentes, a falta de respeito e de educação no trânsito. A escola pode ter um alcance no questionamento, na reflexão e na mudança de comportamento dos alunos com relação a este grande problema sofrido por toda a sociedade. Pode atingir pais e da forma como os trabalhos foram expostos, a comunidade. E outro ponto relevante do projeto foi de incluir a Arte na proposta, pois trata-se de uma outra forma de linguagem, mas que é universal, pode ser traduzida por todos.
Após os alunos escolherem obras artísticas famosas , fizeram então, uma releitura das mesmas "inserindo-as" na problematização do tema "Educação no trânsito". As produções foram realizadas com lápis de cor, giz pastel em folhas tamanho A3. Então foram ampliadas (em tamanho 100x60cm), plastificadas e colocadas em diversas vias da movimentadas da cidade.
Considerei este relato porque o tema é de grande importância para todos (alunos,pais e professores), pedestres ou motoristas, pois vivenciamos diariamente, seja em nossas cidades, seja em telejornais o aumento do número de veículos e consequentemente de acidentes, a falta de respeito e de educação no trânsito. A escola pode ter um alcance no questionamento, na reflexão e na mudança de comportamento dos alunos com relação a este grande problema sofrido por toda a sociedade. Pode atingir pais e da forma como os trabalhos foram expostos, a comunidade. E outro ponto relevante do projeto foi de incluir a Arte na proposta, pois trata-se de uma outra forma de linguagem, mas que é universal, pode ser traduzida por todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário