A área de Artes Visuais nos PCNs:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para a área de artes são um instrumento importante para o trabalho de planejamento e organização curricular.Nesta semana revisaremos alguns aspectos apontados por este documento que podem nos auxiliar a embasar nossas ações docentes com bastante propriedade.
O seguinte trecho da PCN de Arte resume a grande problemática no ensino desta área: "...A questão central do ensino de Arte no Brasil diz respeito a um enorme descompasso entre a produção teórica, que tem um trajeto de constantes perguntas e formulações, e o acesso dos professores a essa produção, que é dificultado pela fragilidade de sua formação, pela pequena quantidade de livros editados sobre o assunto, sem falar nas inúmeras visões preconcebidas que reduzem a atividade artística na escola a um verniz de superfície, que visa as comemorações de datas cívicas e enfeitar o cotidiano escolar." Mas os PCNs formam um importante documento que pode nortear os educadores de forma a apresentar a contribuição da área de Arte para a construção do conhecimento, a mudança de comportamento, a problematização, a reflexão e a formação da cidadania. 22/04/2011
O seguinte trecho da PCN de Arte resume a grande problemática no ensino desta área: "...A questão central do ensino de Arte no Brasil diz respeito a um enorme descompasso entre a produção teórica, que tem um trajeto de constantes perguntas e formulações, e o acesso dos professores a essa produção, que é dificultado pela fragilidade de sua formação, pela pequena quantidade de livros editados sobre o assunto, sem falar nas inúmeras visões preconcebidas que reduzem a atividade artística na escola a um verniz de superfície, que visa as comemorações de datas cívicas e enfeitar o cotidiano escolar." Mas os PCNs formam um importante documento que pode nortear os educadores de forma a apresentar a contribuição da área de Arte para a construção do conhecimento, a mudança de comportamento, a problematização, a reflexão e a formação da cidadania. 22/04/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário