O papel do professor como provocador de construções significativas - O professor como mediador e pesquisador
Discussão em fórum a partir de leitura dos textos de Marcos Villela Pereira (PUCRS) e trata da necessidade permanente de pesquisa na construção da professoralidade e de Prof. Mirian Celeste Martins e trata do conceito de mediação.
Perguntas iniciais para orientar uma discussão reflexiva:- Em sua experiência e reflexão pessoal como você entende o conceito de mediação educativa? De que maneira este conceito relaciona-se ao conceito de curadoria educativa?- O que Villela Pereira entende como processo de professoralização? De que forma este relaciona-se com processos de subjetivação? E o que isso tem a ver com educação e arte?
Minha participação neste fórum:
Neste papel, o professor não dá as respostas, mas sim as constrói a partir do questionamento, da problematização, do estabelecimento de relações entre a manifestação artística com o contexto da sua mensagem, com o contexto histórico, social ou político a que a obra propõe a reflexão. Que mensagem esta obra nos transmite? O que o artista quis dizer? O que você percebe nesta obra? O que você sente ao observá-la, ao ouvi-la ou ao tocá-la? O quê? Por quê? Para quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário