quinta-feira, 14 de julho de 2011

Plano de aula e relato de sua aplicação

Objetivo: Aproveitando os acontecimentos que preenchem as notícias da mídia, a violência tem abrangido grande parte delas. Infelizmente faz parte de nosso cotidiano. Seja nas famílias, nas relações, no trânsito, nos diferentes ambientes, nas mais diversas situações. Partindo desta realidade, vivenciada, inclusive por nossos alunos, apresento a proposta de se trabalhar este tema nas aulas de arte, sugerindo uma reflexão sobre esta problemática social.
Público alvo: uma turma de 22 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Luciano Corsetti.
Período: 6 aulas com carga horária de 55 minutos de Ensino de Arte.
Disciplinas envolvidas: Trabalho desta proposta de forma integrada com as áreas de Geografia, História, Matemática e Português e Ensino Religioso.
As áreas sócio-históricas (Geografia e História) trabalham a seleção de reportagens que abordam tema de violência (policiais, de trânsito...) do jornal local de maior circulação na cidade (O Pioneiro), no período de uma semana, bem como a questão histórica e política dos desajustes sociais e os seus reflexos na contemporaneidade.
A área de Língua Portuguesa, trabalha a análise literária e gramatical dos textos.
A área de Matemática elabora gráficos com as estatísticas da violência em nossa cidade (no trânsito, latrocínios, crimes passionais, crimes envolvendo situações de drogas...), inclusive com pesquisa em dados da mídia e das delegacias regionais.

1ª aula: Os alunos dispostos em grupos de quatro alunos confeccionaram painéis com os recortes das páginas policiais do jornal O Pioneiro que utilizaram na discussão das aulas de História e Geografia. Os painéis ficaram expostos na sala de aula.
2ª aula: Exposição através do datashow das imagens abaixo relacionadas, as quais abordam o tema “violência” em períodos e contextos históricos diferentes. Durante a exposição, houve questionamento e discussão sobre as imagens:
- O que esta imagem apresenta?
- Há algum sentimento?
- Que tipo de violência?
- Há relação de poder?
- Qual a razão da manifestação de violência apresentada? Qual a causa?
3ª aula: Nesta aula foi apresentada a proposta a releitura das imagens expostas na aula anterior. Os alunos dispostos nos mesmos grupos da confecção dos painéis, representaram uma releitura que se integrasse no cotidiano de nossa cidade (pensando no gráfico elaborado nas aulas de matemática que apontam a maior incidência de violência de nossa cidade, região mais violenta, ... ). Enfim, inserindo esta releitura em nosso contexto. Os desenhos foram realizados em folha A3, com a utilização de lápis 6B.
4ª aula: Continuação da atividade da aula anterior para a sua conclusão.
5ª aula: Os grupos de alunos anexaram nas paredes do corredor de suas salas os painéis com os recortes das reportagens, suas releituras das obras apresentadas e os gráficos construídos nas aulas de matemática. A partir desta exposição dos painéis, de volta à sala de aula, lancei alguns questionamentos para iniciar uma discussão sobre o tema:
- Como vocês se sentiram ao olharem para os painéis dos corredores? Por quê?
- O que vocês gostariam de ver no lugar destas imagens? Por quê?
- Será possível uma solução para o término da violência? E a sua diminuição? Qual seria?
- Que tal a elaboração de um painel que destruísse o que fora construído por vocês?
Neste momento, houve uma proposta de um grupo de utilizar a letra de uma música para construir um painel que tentasse “desconstruir” a idéia da violência exposta no corredor.
6ª aula: A aula foi iniciada com o canto da música “Enquanto houver sol” dos Titãs, sendo repetida por diversas vezes. Os alunos então, se agruparam novamente e em grandes pedaços de papel pardo, mesclaram a letra da música com seus desenhos, os quais apresentavam cenas de amor, carinho, felicidade, união da família, enfim, o contrário de um cenário de violência.

Conclusão: A turma foi bastante receptiva com as propostas de trabalho e gostavam de comentar fatos ocorridos com seus familiares, vizinhos e amigos (falaram muito sobre o tema). O apontamento da maior parte da turma da causa da violência abordada nas reportagens foi o uso de drogas. E que infelizmente, faz parte do cotidiano de algumas famílias destes alunos.
- A mostra "A dor na Colômbia", do artista Fernando Botero sobre a violência do narcotráfico, da guerrilha e dos paramilitares colombianos, que fora exposta em Brasília, em abril deste ano.
- A série “Violência não é brincadeira”do jovem artista Herbert Sobral, assistente de Vik Muniz, que utiliza bonecos playmobil para retratar a violência urbana.
- A série de quadros denominada “Inimigos”, do artista plástico Gil Vicente, a qual é composta por obras as quais retratam, dentre outras, o autor matando personalidades políticas. A obra fora exposta na 29ª Bienal de São Paulo, em 2010.
- As obras “Guernica” (1937) e “Mulher Chorando” (1937) de Pablo Picasso.
- “O grito”(1893), de Edvard Munch.
- As obras da série “Stop the violence” do fotógrafo norte-americano François Robert, o qual utiliza ossos humanos nas suas composições.
Após a apresentação e discussão sobre as imagens citadas anteriormente, integrando a disciplina de Ensino Religioso, os painéis realizados nas aulas de Ensino de Arte são aproveitados para a organização de uma “Passeata pela paz” nas ruas do bairro da escola, que será realizada no mês de agosto, em que haverá a aplicação de um projeto da Secretaria Municipal de Transportes, devido à preocupação com a violência no trânsito de nossa cidade.

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