terça-feira, 5 de julho de 2011

Relato de uma professora de Artes Visuais...

Escolhi o relato da professora Silvia Trentin que desenvolveu um projeto no ateliê Contrastes Artes, na cidade de Não-me-Toque/RS. O seu projeto foi desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada. O projeto denominado "Arte no trânsito e para o trânsito" teve a intenção de chamar a atenção para um questionamento e reflexão sobre uma problemática vivenciada atualmente por todos os cidadãos (a violência no trânsito) através da linguagem artística.
Após os alunos escolherem obras artísticas famosas , fizeram então, uma releitura das mesmas "inserindo-as" na problematização do tema "Educação no trânsito". As produções foram realizadas com lápis de cor, giz pastel em folhas tamanho A3. Então foram ampliadas (em tamanho 100x60cm), plastificadas e colocadas em diversas vias da movimentadas da cidade.
Considerei este relato porque o tema é de grande importância para todos (alunos,pais e professores), pedestres ou motoristas, pois vivenciamos diariamente, seja em nossas cidades, seja em telejornais o aumento do número de veículos e consequentemente de acidentes, a falta de respeito e de educação no trânsito. A escola pode ter um alcance no questionamento, na reflexão e na mudança de comportamento dos alunos com relação a este grande problema sofrido por toda a sociedade. Pode atingir pais e da forma como os trabalhos foram expostos, a comunidade. E outro ponto relevante do projeto foi de incluir a Arte na proposta, pois trata-se de uma outra forma de linguagem, mas que é universal, pode ser traduzida por todos.

Minha experiência em Artes Visuais como aluna...


Infelizmente a minha experiência na aprendizagem na área de Artes Visuais como aluna não foi relevante. Nas primeiras séries do Ensino Fundamental as aulas resumiam-se em pintura de trabalhos mimeografados e desenhos livres e nas séries finais, em representações de objetos ou de locais; trabalhos utilizando formas geométricas; ...
No Ensino Médio, no qual cursei o Magistério, tive aulas de Artes apenas no primeiro ano. Mas neste período, as aulas tiveram mais significado em minha aprendizagem. Uma aula em que aprendi muito e que apreciei foi a de Origami. Lembro que a professora de Artes buscou uma "ligação" com as aulas de Geografia, nas quais estávamos estudando sobre o Japão. Vimos a história desta arte secular e através dela um pouco da cultura japonesa, incluindo alguns tópicos de matemática. Após toda esta apresentação, fomos à prática do origami e representamos diversos animais e objetos. Até hoje gosto muito e aplico esta técnica com meus alunos (apesar de dar muito trabalho, pois é preciso paciência, muita atenção e concentração ao realizá-la).

domingo, 25 de abril de 2010

PROLG3D-ANDANTES







Meus ANDANTES tiveram inspirações diferentes: um foi baseado num símbolo presente na obra "Righe di segni" de Wassily Kandinsky, o segundo apresenta um grande ponto de interrogação que é a nossa vida (não sabemos como ela vai terminar) e o último foi trabalhado com peças de jogos (que também se remete à nossa vida, onde peças de jogos-acontecimentos, se encaixam ou às vezes não conseguem ter ligação nenhuma...



quarta-feira, 21 de abril de 2010

PROLG3D-PAISAGEM URBANA





Eu e as minhas colegas Marizete e Jane, juntamente com nossos respectivos alunos do 2o, 3o e 5o ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Luciano Corsetti realizamos a proposta do trabalho "Paisagem Urbana" no Parque do Bairro Kayser, o qual se localiza há duas quadras da escola. Na ida até o parque houve a coleta do material para realizarmos o trabalho. Nossos alunos coletaram pedras, folhas e flores e ao chegarmos no parque, realizamos a "escultura". Os alunos ficaram eufóricos e adoraram a proposta. E as pessoas que circulavam pelo parque e até mesmo os vizinhos foram verificar de perto o que estava acontecendo.

terça-feira, 13 de abril de 2010

PROLG3D-DIGITAIS URBANAS



























Coloquei o "pé fora de casa" e então comecei a imprimir as minhas digitais urbanas...

terça-feira, 23 de março de 2010

segunda-feira, 22 de março de 2010

PROLG3D-DIÁRIO VIRTUAL

PRENSAUTO:

Esta atividade foi realizada a convite da tutora presencial Greice no Instituto Bruno Segalla, um espaço muito inspirador... Eu e as colegas Adriana, Maristela, Cristiane e Jane fomos muito bem recebidas pela arte-educadora do espaço Daniela. Não dava mais vontade de ir embora...

Os objetos que escolhi para fazerem parte de meu prensauto foram: uma peça de dominó e uma de quebra-cabeça (os quais me remetem aos meus filhos e os bons momentos que passamos juntos jogando); um dedal, um alfinete tipo joaninha, um botão e uma agulha, que são alguns dos meus instrumentos de patchwork (minha paixão e terapia); e duas pequenas chaves de um cadeado (de um bauzinho que tenho desde criança, no qual guardo alguns objetos que sejam muito significantes pra mim).

Depois de explorar o espaço, comecei a realizar a atividade e então me dei conta da técnica que Bruno Segalla utilizava para moldar suas peças, a fundição...




NICHO POIÉTICO:


Para a disciplina Processos e Linguagens Tridimensionais utilizarei meu blog como sendo meu "Diário Virtual", o qual será meu "norte" para a realização de meus trabalhos. Inicio, então, com o "Nicho Poiético":
Juntei num canto de minha casa (onde geralmente me coloco a realizar meus trabalhos e ler) o que mais ocupa meus pensamentos: meus filhos, minhas memórias (adoro guardar objetos, cartas, fotos em caixinhas, baús...), e os materiais que utilizo para costurar patchwork (retalhos, linhas, agulhas, tesouras, fita métrica, desenhos...
CADERNO DE REGISTROS: